sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Trabalhando interdisciplinaridade com o vídeo"Ilha das Flores"


Trabalhando interdisciplinaridade com o vídeo"Ilha das Flores"

 

Trabalhando interdisciplinaridade com o vídeo “Ilha das Flores”

 É possível e oportuno para a Geografia realizar no contexto da escola, trabalho interdisciplinar, particularmente com discussão sobre o vídeo “Ilha das flores”.
Com Química e Biologia, pode-se trabalhar conjuntamente sobre a questão do lixo urbano e os problemas de saúde decorrentes da falta de saneamento básico. Com História, Sociologia e Filosofia (nas escolas onde as duas últimas são contempladas), é possível uma discussão sobre trabalho, mercadoria, alienação, classes sociais, propriedade privada, etc. A forma de construção do vídeo (montagem), valendo-se de diversos recursos da linguagem cinematográfica: colagem de fotos, recortes de jornais, desenhos, figuras, gráficos, cenas filmadas e o conteúdo (narrativa) podem ser explorados pela área de Códigos e linguagem, suscitando um trabalho fecundo. Lembramos que o vídeo traz a música O Guarani, de Carlos Gomes, e um texto de Cecília Meireles sobre liberdade, extraído de Romanceiro da Inconfidência.      
 Fontes de pesquisa: Vídeo: “Ilha das Flores”
 Ficha técnica:Brasil: 1989
Direção/Roteiro: Jorge Furtado
Narração: Paulo José
Fotografia: Roberto Henkin e Sérgio Arnon
Música: Geraldo Fach
Montagem: Giba Assis Brasil
Produção: Casa do Cinema de Porto Alegre
Duração: 12 minutos
Premiação: Urso de Prata, Berlim: prêmio de melhor curta, Festival de Gramado.

Roteiro de observação/problemáticas

 
1- Estabelecer ligação entre o Sr. Suzuki, o supermercado e a família de dona Anete. Sugestão: Mostrar que tudo se encontra interligado, embora estejam sendo produzidos e circulando em espaços diferentes e distantes.
 2- Dentro do processo produtivo apresentado pelo filme, o “tomate” assume papel de alimento ou de mercadoria? Justificar. Sugestão: No modo de produção capitalista o alimento torna-se também mercadoria e só pode ser adquirido mediante a compra ou, então, nas condições em que se encontram os seres humanos da Ilha das Flores.
 3- A cena apresentada onde o homem consome os produtos recusados pelos porcos pode ser considerada como uma situação (fenômeno social) de racionalidade ou de irracionalidade? Justificar Sugestão: Discutir que a aparente irracionalidade dos atos mostrados é fruto das relações racionais estabelecidas pela lógica da sociedade na qual se encontram inseridas.
 4- No percurso realizado pelo tomate, desde o lixo até o consumo dos porcos, é possível identificar a busca pelo lucro? Justificar. Sugestão: Perceber que os produtos considerados como lixo podem estar sendo utilizados como fonte de renda ou mesmo proporcionando lucros. O lixeiro, ao recolher o lixo, já vislumbrou a possibilidade de obter um ganho extra, caso encontrasse ali material orgânico para ser vendido ao criador de porcos. O criador de porcos, ao comprar o lixo, adquiriu alimentos baratos para seus porcos, reduzindo despesas com a intenção de aumentar os lucros quando os animais forem vendidos. 
 5- Por que e para que produzimos?Sugestão:  Discutir a idéia de que, se o objetivo da produção de riquezas fosse apenas voltado para as necessidades das pessoas, certamente não haveria por que existir a “Ilha das Flores”.
 6- “Recordar é viver!”Sugestão: Abordar o motivo que levou o autor a destacar tal frase. Traçar um paralelo em relação ao consumo de bens considerados supérfluos.
 7- Quais os papéis sociais representados pelos habitantes da Ilha das Flores, pelo Sr. Suzuki e a família de dona Anete?Sugestão: Mostrar os diferentes papéis desempenhados por cada membro da sociedade dentro do processo produtivo.

 Nota:*Adaptado de MORANDI, Sonia. Espaço e Técnica. São Paulo, CEETEPS/COPIDART, 2001
  
Obs: Vídeo abaixo Ilha das Flores.

VÍDEO ILHA DAS FLORES