quarta-feira, 21 de março de 2012

Conheça alguns dos critérios do Enem

Conheça alguns dos critérios do Enem Postado por Luis Javier Caballero Pierlet em 14/12/2011 às 08:52

 1 Comment O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está se consolidando como porta de acesso às universidades de todo o País. 


 Um dos principais itens a serem melhorados é a divulgação e a transparência das informações relacionadas à prova. Alguns questionamentos não têm uma resposta clara para todos, inclusive entre professores e alunos. Qual é a real forma utilizada para o cálculo da média do Enem?Qual o atual critério de correção do exame? 
 A resposta para o primeiro questionamento é um tanto complexa, pois as instituições adotam diferentes maneiras de utilização da média obtida nas provas.

 Enem como critério para a totalidade das vagas 

 Um dos critérios utilizados é preencher 100% das vagas ofertadas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona candidatos a partir da nota do Enem. Em outros casos, o Inep envia as notas às universidades e elas divulgam seus próprios resultados.

 Enem como critério para determinadas vagas

 Algumas universidades utilizam a média obtida no Enem apenas para uma parte das vagas totais.

 Enem para preencher vagas remanescentes

 Em caso de instituições que adotam o sistema tradicional de vestibular e permanecem com vagas remanescentes, essas vagas poderão ser preenchidas por candidatos que prestaram o Enem.
 Enem no lugar da 1.a fase Algumas universidades, como a UFMG, adotam a nota do Enem em substituição da primeira fase do vestibular. Na sequência, são realizadas as provas da segunda fase. Os candidatos aprovados são aqueles que obtiveram as melhores médias nas duas etapas. Cada instituição calcula suas médias de maneira diferente.

 Enem como parte da nota final 

 Podemos citar como exemplo desse sistema a UFPR, que organiza seu vestibular em duas etapas e utiliza a nota do Enem como 10% da nota final dos candidatos. Essa porcentagem pode ser maior em outras universidades.

 TRI - Teoria de Resposta ao Item 

 Com relação ao atual critério de elaboração e correção do exame, ele está baseado no TRI (Teoria de Resposta ao Item), utilizado em testes de múltipla escolha. Trata-se de um sistema no qual são criadas milhares de questões, de todas as disciplinas, que são pré-testadas em provas aplicadas em estudantes de todo o País. Depois dos pré-testes, as questões podem ser eliminadas, reformuladas ou incorporadas a um banco de itens e ganham um peso que varia de acordo com o desempenho dos alunos, isto é, cada questão ou item recebe um nível de dificuldade diferente e, consequentemente, um valor diferente.

 Caso você faça uma prova de Biologia elaborada a partir da TRI, por exemplo, serão 50 questões de múltipla escolha (A,B,C,D e E). Você deverá comparar as soluções com as de um colega. Digamos que, das 40 questões, você tenha acertado 20, e seu colega, também 20. Em alguns dias, você receberá sua nota. Seu resultado é de 40 pontos, e o de seu colega, 50 pontos. Como isso pode ser explicado? Para cada questão da prova, é atribuído um grau de dificuldade diferente. Cada item/questão é construído a partir de um modelo representado por três parâmetros: a discriminação (que ajuda a diferenciar a habilidade dos alunos), o grau de dificuldade e o acerto casual. Para simplificar, vamos supor que você tenha acertado 15 questões consideradas como fáceis e 5 como médias, e que seu colega tenha obtido sucesso em 15 questões fáceis, 2 médias e 3 difíceis. Como as questões possuem graus diferentes, dois estudantes que acertarem o mesmo número de questões, provavelmente, não terão a mesma nota final no Enem. A TRI pretende avaliar as habilidades dos alunos, até que ponto eles podem chegar.

 Portanto, deveremos esperar até janeiro, quando o MEC divulgará os resultados para obter os resultados finais, já que não podem ser obtidos só pelo gabarito, pela simples soma das questões acertadas. Como mencionado anteriormente, não há dados claros para compreender como será o sistema utilizado pelo MEC.
 Por Javier Caballero

Nenhum comentário:

Postar um comentário